S5 Box

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Projetos de Alana L. Sousa PDF Imprimir E-mail
Escrito por cienciaanimal   
Qui, 15 de Outubro de 2015 19:32

Projetos de pesquisa


2014 - Atual

Redução das Assimetrias Regionais da Pós-Graduação em Medicina Veterinária: Cooperação Acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação das Regiões Sudeste (USP-SP/UNIFENAS-MG) e Nordeste (UEMA-MA)


Descrição: Projeto aprovado pelo Edital 071/2013-CAPES para o Programa de Cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da FMVZ/USP e a Universidade de Alfenas e o Curso de Mestrado em Ciência Animal da UEMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (15) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Integrante / Antônio C. Assis Neto - Coordenador / Maria Angélica Miglino - Integrante / José Roberto Kfouri - Integrante / Rose Eli Grassi Ricci - Integrante / Carlos Antonio de Carvalho Fernandes - Integrante / Jairo Pereira Neves - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

 

2013 - Atual

DETERMINAÇÃO SEXUAL EM KINOSTERNON SCORPIOIDES (CHELONIA: KINOSTERNIDAE): UMA PROPOSTA PARA VALIDAÇÃO DE GENES CANDIDATOS ENVOLVIDOS NA DIFERENCIAÇÃO SEXUAL DEPENDENTE DA TEMPERATURA

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Antonia Santos Oliveira - Integrante / CARLOS ALAILSON LICAR RODRIGUES - Integrante / ligia tchaicka - Integrante.


2013 - Atual

CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE MATURAÇÃO SEXUAL DO JURARÁ (Kinosternon scorpioides, LINNAEUS, 1766): UMA ANÁLISE HORMONAL, HISTOLÓGICA E AMBIENTAL DO MECANISMO DE REPRODUÇÃO

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Antonia Santos Oliveira - Integrante / Raysa Lins CALDAS - Integrante.

 

2013 - Atual

Morfofisiologia e Biologia de jurará (Kinosternon scorpioides): Caracterização fenotípica e genotípica de espécie da fauna silvestre maranhense Região da Baixada Maranhense.

Descrição: O Projeto de pesquisa trata da Morfofisiologia e Biologia de jurará (Kinosternon scorpioides): Caracterização fenotípica e genotípica de espécie da fauna silvestre maranhense Região da Baixada Maranhense. Contemplado no Edital 30/2013 FAPEMA proveniente do apoio a Projetos de Pesquisa para a Formação da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense REBAX. Conta com parceria de duas instituições a UFMA/Campus Chapadinha e da FMVZ/USP Laboratório de Anatomia Animal. O projeto está previsto para o período de 2013 a 2016 a acontecer na região da baixada maranhense nas Cidades de São Bento, Pinheiro e Anajatuba. Tem como objetivo a compreensão biológica da espécie com a caracterização genética, molecular e fenotípica a fim de contribuir com a identificação e distribuição da variabilidade genética entre populações da espécie, bem como para a inferência sobre sua história evolutiva e validação de genes envolvidos na determinação sexual de K. scorpioides. Esses dados podem explicar como esta espécie está estruturada em seu ambiente de distribuição e ainda aprofundar o conhecimento da influencia da temperatura como um fator limitante para a diferenciação sexual da espécie, uma vez que a temperatura influencia diretamente na determinação sexual. Estas informações poderão subsidiar planos de manejo e direcionar estratégias de reprodução em cativeiro, contribuindo com a conservação da biodiversidade em ambiente natural na região na Baixada Maranhense. Por outro lado, a Educação Ambiental se mostra pertinente na atualidade do processo educacional, despertando nas crianças o conhecimento dos problemas ambientais, e as formas para resolvê-los é uma iniciativa muito positiva por parte dos educadores, levando a aprendizagem ecológica para dentro das casas e vidas dos educandos, refletindo nas crianças a compreensão, o senso crítico e, principalmente a desenvolverem a responsabilidade ambiental, e quando adultas, nas decisões políticas das sociedades em que habitam de forma a torna-las pessoas críticas e respeitadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Rafael Cardoso Carvalho - Integrante / Maria Angélica Miglino - Integrante / Antonia Santos Oliveira - Integrante / Lianne Pollianne Fernandes Araújo - Integrante / Elba Pereira Chaves - Integrante / CARLOS ALAILSON LICAR RODRIGUES - Integrante / ligia tchaicka - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

 

2013 - Atual

Morfofisiologia e Biologia de jurará (Kinosternon scorpioides): Caracterização fenotípica e genotípica de espécie da fauna silvestre maranhense Região da Baixada Maranhense.

Descrição: K. scorpioides são répteis encontrados às margens de rios e campos alagados de algumas regiões do estado do Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, e fazem 3 parte da fauna silvestre maranhense. Estes animais são caçados, vendidos e/ou consumidos indiscriminadamente, devido o sabor de sua carne, consumido como prato exótico da culinária local, servido como uma mistura de carne bem temperada com farofa em sua própria carapaça. Esta prática também acontece em outros estados brasileiros da região amazônica, apesar de existir leis que protegem a fauna silvestre, como a Lei Nº 9605/1998 que trata de Crimes Ambientais. Em virtude destas atividades ilegais, esses animais são alvo constante de apreensões pelo IBAMA. Além disso, há muito a ser compreendido sobre a biologia dessa espécie de quelônio na natureza. O habitat natural do Kinosternon vem ainda sofrendo gradativamente com a interferência antrópica, como queimadas e desmatamentos, debilitando ainda mais a sobrevivência e o manejo da espécie em seu hábitat natural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Daniel Prazeres Chaves - Integrante / Maria Angélica Miglino - Integrante / Rafael Cardoso Carvalho - Integrante / Antonia Santos Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

 

Projetos de extensão


2014 - Atual

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS E ADULTOS PARA A CONSERVAÇÃO DE JURARÁ (KINOSTERNON SCORPIOIDES) NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BENTO E ANAJATUBA - BAIXADA MARANHENSE

Descrição: A Baixada Maranhense, região ecológica localizada ao norte do Estado do Maranhão, apresenta uma grande extensão de campos naturais, com áreas inundáveis e abriga uma fauna silvestre representativa, com a ocorrência de répteis como Kinosternon scorpioides, pertencente à ordem dos quelônios e conhecidos vulgarmente na região como jurará (PEREIRA, 2004). A educação ambiental se mostra pertinente na atualidade do processo educacional, despertando nos indivíduos o conhecimento dos problemas ambientais, e as formas para resolvê-los. É uma iniciativa muito positiva por parte dos educadores, levando a aprendizagem ecológica para dentro das casas e vidas dos educandos, refletindo a compreensão, o senso crítico e, principalmente a desenvolverem a responsabilidade ambiental. É importante o desenvolvimento de um trabalho que leve os indivíduos a refletirem sobre suas ações e atitudes, analisando o seu espaço enquanto lugar de vivência. Com essa concepção justifica-se este projeto que tem como objetivos aplicar ações de educação ambiental em jovens e adultos nos municípios de São Bento e Anajatuba localizados na Baixada Maranhense, usando como ferramenta a coleta de dados socioambientais sobre a exploração do K. scorpioides e de outras espécies encontradas na região, da degradação ambiental e dos saberes por meio da aplicação de questionários e entrevistas aos educadores, alunos, pescadores e donas de casa. Denota-se que este processo, a princípio focado na espécie K. scorpioides irá refletir nas demais espécies presente nesse meio, quando é esperado atitudes conscientes desses cidadãos. Esta proposta tem a interface de outros estudos já desenvolvidos com o jurará em habitat natural, onde os dados obtidos mostram claramente que no município de São Bento na região da baixada maranhense a degradação ambiental e o desconhecimento da biologia da reprodução e do comportamento biológico favorecem ações que põem em perigo o ambiente e as espécies nela presentes. Assim, ações de extensão que possam ser executadas tendem a amenizar e reduzir os atos que vem favorecendo o declínio populacional da espécie K. scorpioides. A equipe tem aprovado projetos a serem desenvolvidos nessa região como REBAX Editais 032/2010 e 030/2013, além de manter estudos no criadouro científico autorizado pelo IBAMA-MA nas dependências da UEMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Antonia Santos Oliveira - Integrante / Elba Pereira Chaves - Integrante / Almerinda Medeiros Macieira - Integrante / Natália Regina Costa Aragão - Integrante / Samuel Lemos Mesquita - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

 

2012 - Atual

Bem-Estar no manejo pré-abate em tambaqui (Colossoma macropomum) baseado na qualidade da avaliação sensorial: Uma prática aplicada aos produtores, vendedores e consumidores.

Descrição: Esta proposta visa obter e fornecer informações sobre o manejo pré-abate exercido na piscicultura na área de proteção ambiental do Bairro do Maracanã-APA, de forma a elucidar a percepção do bem estar animal por esses piscicultores e revelar possíveis riscos existentes relacionados à qualidade da carne do peixe, que podem estar expondo a saúde pública dos consumidores, fazendo com que existam mais opções de ferramentas que sejam utilizadas pelos produtores, possibilitando maior percepção dos revendedores e consumidores na melhor qualidade do produto. Aqui destacamos o maior consumo do peixe tambaqui (Colossoma macropomum ) que vem sendo adotado pelos maranhenses com a dinâmica da produção em cativeiro fazendo com que a espécie esteja no mercado varejista ao longo do ano, aliado também ao sabor e preço de mercado. Por outro lado, sabe-se que nas fases de pré-abate (despescas) estes animais sofrem agressões na sua forma de abate (sacrifício), havendo hoje legislação específica, outro aspecto é o sistema de revenda e consumo. Dessa forma, estas questões precisam ser divulgadas de forma que estes atores envolvidos possam de forma consciente compreender e proceder com atitudes que venham favorecer a qualidade desse alimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Antonia Santos Oliveira - Integrante / Ana Clara Dias Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Bolsa.

 

Outros Projetos


2015 - Atual

AÇÕES DE GESTÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL DA UEMA: FOCO NA VISIBILIDADE

Descrição: Esta proposta teve como finalidade a aquisição de um bolsista na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Edital Fapema 026/2014 para atender as necessidades de visibilidade do Curso de Mestrado em Ciência Animal da UEMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Ferdinan Almeida Melo - Integrante / Alcina V Carvalho Neta - Integrante / Ana Clara Gomes dos Santos - Integrante / Ana Lucia Abreu Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

 

2014 - Atual

REFORMA E ADAPTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CRIADOURO CIENTÍFICO PARA KINOSTERNON SCORPIOIDES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

Descrição: O criadouro científico para o Kinosternon scorpioides está localizado no prédio do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão- Campus Paulo VI no bairro do Tirirical em São Luís-Maranhão, teve sua autorização no ano de 2008, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Maranhão/IBAMA-MA (1899339/2008) é um espaço composto por uma área de aproximadamente 158m , sendo 92m de área construída com cinco baias individuais teladas em ferro galvanizados, abrigando um plantel de 112 animais. O espaço é destinado ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia do jurará em cativeiro, onde destacamos ser este o único criadouro científico do estado autorizado para estudo com a espécie. O K. scorpioides é uma tartaruga de água doce da fauna silvestre amazônica e maranhense, onde é conhecido popularmente como jurará. Os estudos desenvolvidos há mais de uma década pelos proponentes os qualificam a participar do presente Edital da FAPEMA, atrelado a necessidade de melhoria das instalações do Criadouro Científico, da construção de um laboratório experimental a poder instalar os equipamentos adquiridos pelos projetos Procad-Amazônia/CAPES, REBAX/FAPEMA Editais 032/2010 e 030/2013 e da própria UEMA de forma a promover uma ambiência a resultar no avanço e incremento das pesquisas para a compreensão da biologia da reprodução do K. scorpioides em cativeiro visando o conhecimento biológico da espécie quanto ao seu desenvolvimento embrionário e reprodutivo, alimentando a linha de pesquisa sobre a morfofisiologia de animais silvestre e doméstico do Curso de Mestrado em Ciência Animal da UEMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

 

2014 - Atual

AÇÕES DE MELHORIAS NO ENSINO, PESQUISA E INFRAESTRUTURA DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL DA UEMA

Descrição: Proposta de projeto aprovada pelo edital Fapema 027/2014-PPG Stricto. Trata-se de um edital cujo recurso destina-se aos programas de pós-graduação do Estado do Maranhão promovido pela Fapema com a finalidade de fortalecimento e desenvolvimento das ações de gestão aos cursos reconhecidos pela CAPES..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Ferdinan Almeida Melo - Integrante / Alcina V Carvalho Neta - Integrante / Porfírio Candanedo Guerra - Integrante / Helder de Moraes Pereira - Integrante / Ana Clara Gomes dos Santos - Integrante / Ana Lucia Abreu Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

 

2013 - Atual

PROJETO DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL DA UEMA: FOCO NA MUDANÇA DO CONCEITO

Descrição: Proposta aprovada no Edital 039/2013-PPG Stricto sensu da Fapema destinado aos programas de pós-graduação do Estado do Maranhão aprovados pela CAPES. Vigência de 14/03/2014 a 14/03/2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Alana Lislea de Sousa - Coordenador / Ferdinan Almeida Melo - Integrante / Alcina V Carvalho Neta - Integrante / Porfírio Candanedo Guerra - Integrante / Helder de Moraes Pereira - Integrante / Ana Clara Gomes dos Santos - Integrante / Ana Lucia Abreu Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

Última Atualização: Seg, 19 de Outubro de 2015 12:35
 

Quem está online

Nós temos 8 visitantes online
Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09 – São Luís-MA. FONE: (98) 3257-3676  FAX: (98) 3257-3676
E-mail: mestradocv@yahoo.com.br  C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81
Copyright © 2024. Mestrado Ciência Animal. Designed by EdilsonLima