S5 Box

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Projetos de Claudio L. N. Gomes PDF Imprimir E-mail
Escrito por cienciaanimal   
Sex, 16 de Outubro de 2015 12:51

Projetos de pesquisa


2014 - Atual

Avaliação clínica e biometria dos cascos dos membros torácicos em equinos de policiamento montado

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Claudio Luis Nina Gomes - Coordenador.

2014 - Atual

AVALIAÇÃO DO PERFIL HIDROELETROLÍTICO E ÁCIDO BASE DE EQUINOS TRATADOS COM SOLUÇÕES POLIÔNICAS ADMINISTRADAS EM FLUXO CONTÍNUO POR VIA ENTERAL OU INTRAVENOSA

Descrição: Após o homem, os equinos são os animais que mais realizam atividades de trabalho ou esporte que exigem grandemente das suas funções cardiovasculares, respiratórias e músculo-esqueléticas, muitas vezes lhes ocasionando sérias alterações hídricas, eletrolíticas e desordens ácido base. A restauração destas alterações é realizada na clínica médica através da administração de soluções por via enteral ou intravenosa. Nos equinos, as soluções intravenosas mais comumente utilizadas são o Ringer com lactato de sódio e o cloreto de sódio 0,9%. As soluções enterais podem ser formuladas manualmente de acordo com a necessidade do paciente, sendo geralmente composta por eletrólitos (íons) e carboidratos, sendo administradas nos equinos através de sondas nasogástricas. Porém, os efeitos de soluções enterais e intravenosas sobre o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base nos equinos foram pouco estudados sob critérios científicos. A análise do equilíbrio ácido base de um paciente é realizada com base nos parâmetros físicos e por análises de hemogasometria e de bioquímica de eletrólitos (íons) no sangue, sendo muito úteis para direcionar a escolha de uma solução adequada e mensurar seus efeitos nos pacientes durante a hidratação. Como ainda há escassez de estudos controlados com soluções enterais e sobre a adequada utilização do Ringer lactato e do cloreto de sódio 0.9% em equinos, é de grande importância avaliar e quantificar a eficácia terapêutica na recomposição dos desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido base nesses animais. Este estudo objetiva avaliar os efeitos de duas soluções poliônicas (eletrolíticas) administradas em fluxo contínuo por via enteral, e de duas intravenosas (Ringer lactato e Cloreto de sódio 0.9%), sobre o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base de equinos adultos, adotando um ensaio clínico sob um delineamento crossover. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Claudio Luis Nina Gomes - Coordenador / José Dantas Ribeiro Filho - Integrante / Jayanna Kelly Maia Cardoso - Integrante / Daniel Praseres Chaves - Integrante / Raimundo Alves Barreto Junior - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

 

Projetos de extensão


2013 - Atual

Instruções sobre manejo sanitário, alimentação e bem estar de equídeos aos condutores de animais de tração, em São Luís, MA.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Claudio Luis Nina Gomes - Coordenador / Jayanna Kelly Maia Cardoso - Integrante / Ludmylla Pereira da Silva - Integrante / Sabrina Macedo dos Santos - Integrante.

2011 - Atual

Grupo de Estudo em Ciências dos Equinos

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 

Integrantes: Claudio Luis Nina Gomes - Coordenador.

Última Atualização: Seg, 19 de Outubro de 2015 12:38
 

Quem está online

Nós temos 3 visitantes online
Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09 – São Luís-MA. FONE: (98) 3257-3676  FAX: (98) 3257-3676
E-mail: mestradocv@yahoo.com.br  C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81
Copyright © 2024. Mestrado Ciência Animal. Designed by EdilsonLima