S5 Box

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Projetos de Ferdinan A. Melo PDF Imprimir E-mail
Escrito por cienciaanimal   
Sex, 16 de Outubro de 2015 13:06

Projetos de pesquisa


2014 - Atual

EPIDEMIOLOGIA DA Brucella abortus NO REBANHO BOVINO DO SUDOESTE MARANHENSE

Descrição: A brucelose é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella. Produz infecção característica nos animais, podendo infectar o homem. O estado do Maranhão possui um rebanho bovino total de 7.403.542 (BRASIL, 2012), na qual a prevalência aparente de focos de brucelose está estimada em torno de 11,42% e a prevalência aparente da doença em fêmeas bovinas com idade superior ou igual a 24 meses está estimada em aproximadamente 2,52%. Diante das informações apresentadas, a obtenção e publicação dos resultados específicos da região Sudoeste Maranhense, através do estudo soroepidemiológico e molecular na detecção da Brucella abortus no rebanho bovino assume grande importância, como parte do PNCEBT. Este estudo tem por objetivo realizar estudo soroepidemiológico e molecular da Brucella abortus em rebanho bovino na região Sudoeste do Estado do Maranhão. A coleta será realizada a campo em unidades produtoras de carne e leite no rebanho bovino na referida região citada. Os testes a serem realizados serão o teste do Antígeno Acidificado Tamponado e o teste de Elisa indireto. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Ferdinan Almeida Melo - Coordenador / Reylan Delano Rocha Alencar - Integrante.

2014 - Atual

PERFIL CLÍNICO E IMUNOLÓGICO DE CÃES NATURALMENTE INFECTADOS COM Leishmania (Leishmania) chagasi EM SÃO LUÍS MA

Descrição: As leishmanioses compreendem um grupo de doenças crônicas transmitidas por parasitas intracelulares do gênero Leishmania. Os cães domésticos são os principais responsáveis pela manutenção da cadeia epidemiológica da doença, pois vivem diretamente com o homem. Nesse contexto, é que as leishmanioses vêm sendo considerada como importante problema de saúde pública. Diante da importância do cão como reservatório do parasito em regiões endêmicas para LV humana, em decorrência principalmente do intenso parasitismo cutâneo que ocorre nesses animais que são fontes potenciais para flebotomíneos e considerando ainda o grande número de casos de LVC nessas áreas principalmente de casos assintomáticos (ABRANCHES ET AL. 1991, REIS ET AL. 2006a, MENEZES-SOUZA, 2009; RESENDE, 2011), o entendimento do perfil imune é de fundamental importância para o estabelecimento de marcadores que determinariam a resistência/suscetibilidade à infecção por Leishmania chagasi. Além disso, a identificação desses marcadores consiste em importantes pré-requisitos para uma análise mais acurada da resposta imune para ser empregada em estudos de novas estratégias imunoprofiláticas ou quimioterápica anti-LVC. Adicionalmente, baseado na similaridade entre os sinais clínicos observados na LV humana e canina, assim como, na evolução da história natural da doença, o estudo da LVC tem sido indicado como alternativa para o entendimento da patogênese da doença humana (SANCHEZ ET AL. 2004, REIS ET AL. 2006a, RESENDE, 2011). Desta forma torna-se importante a realização de estudo detalhado da expressão de citocinas, na infecção natural por Leishmania chagasi com e sem manifestações clínicas no município de São Luís- MA.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Ferdinan Almeida Melo - Coordenador / CARLA JANAINA REBOUÇAS MARQUES - Integrante.

2014 - Atual

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DO EXTRATO ACETÔNICO DAS FOLHAS DE ANNONA MURICATA L. EM TUMORES MAMÁRIOS INDUZIDOS EXPERIMENTALMENTE EM CAMUNDONGOS

Descrição: Annonamuricata L. (Annonaceae) é uma planta originária das Antilhas e encontrada em regiões tropicais e subtropicais conhecida pelos nomes de graviola , pinha e guanabana . Em número de espécies, a família Annonaceae destaca-se dentro da ordem Magnoliales, as quais se encontram entre as angiospermas mais primitivas. A família abriga cerca de 2.500 espécies, sendo que 109 são nativas da América tropical e 10 da África tropical (GEURTS, 1981). A maioria dos estudos da fitoquímica de Annonaceae não se concentra mais nos alcalóides, mas numa nova classe de compostos extremamente bioativos que são referidos como acetogeninas anonáceas (RUPPRETCH et al., 1990; FANG et al., 1993). As acetogeninas são os principais metabólitos secundários encontrados exclusivamente em plantas da família Annonaceae. Classificam-se como compostos orgânicos derivados de ácidos graxos de cadeia longa exibindo expressiva atividade biológica e tem sido considerado como importantes alternativas para o desenvolvimento de drogas antitumorais (LEITE, 2009). A primeira acetogenina a ser isolada foi a uvaricina, em 1982, com propriedades antitumorais. A partir daí, o interesse por essas substâncias vem crescendo principalmente pela variada ação biológica que apresentam e por serem candidatas promissoras para um futuro de geração de drogas contra tumores quimioterápico-resistentes (JOLAD et. al., 1982; WRIGHT, 2005). Desta forma, pretende-se avaliar a atividade antitumoral do extrato acetônico das folhas da Annonamurucata L. em tumores mamários induzidos experimentalmente pelo DMBA em camundongos esclarecendoseus efeitos farmacológicos e sugerindo-a como possível fitoterápico para o tratamento de tumores mamários. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Ferdinan Almeida Melo - Coordenador.

2013 - Atual

PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LINFADENITE CASEOSA (LC) EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

Descrição: A Linfadenite Caseosa (LC) é uma doença crônica infectocontagiosa que acomete pequenos ruminantes principalmente ovinos e caprinos, podendo acometer equinos, bovinos e humanos, é caracterizada por lesões purulentas e caseosas nos linfonodos, e, ocasionalmente, pulmões, baço, rins, fígado e sistema nervoso central. Visando melhorar a ovinocaprinocultura nacional o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), criou em 2004 o Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), com o objetivo de controlar e erradicar a doença. A Instrução Normativa nº. 87, de 10 de dezembro de 2004 (MAPA), em seu artigo 4º, proíbe a entrada em todo o território nacional de caprinos e ovinos portadores de doença direta ou indiretamente transmissíveis, de parasitos, externos ou internos, cuja difusão possa ser uma ameaça aos rebanhos nacionais, de produtos de origem animal e quaisquer outros materiais que representem risco de contaminação do rebanho.Até o presente momento não se conhece a prevalência da Linfadenite Caseosa no Estado do Maranhão. Neste contexto faz-se necessário a realização deste estudo.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Ferdinan Almeida Melo - Coordenador / Ynady Ferreira Costa - Integrante / Laudeci Pires Melo - Integrante / Anderson Pereira Reis - Integrante.

Última Atualização: Seg, 19 de Outubro de 2015 12:39
 

Quem está online

Nós temos 5 visitantes online
Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09 – São Luís-MA. FONE: (98) 3257-3676  FAX: (98) 3257-3676
E-mail: mestradocv@yahoo.com.br  C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81
Copyright © 2024. Mestrado Ciência Animal. Designed by EdilsonLima