Laboratório de Diagnóstico por Imagem PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Abril de 2017 12:47

LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Destinado ao diagnóstico radiológico e ultrassonográfico de animais na rotina do Hospital Veterinário (HVU-UEMA), além do uso desse meio de diagnóstico na pesquisa. Principais equipamentos disponíveis: 01 aparelho de raio x fixo, 01 aparelho de raio x móvel (para realização de exames radiográficos em animais de grande porte), 03 aparelhos de ultrassom, 02 reveladores manuais, 05 negatoscópios (folha dupla), 02 computadores (com acesso à internet), 01 impressora, 01 sala de estudo para os alunos inseridos na pesquisa de diagnóstico por imagem, 01 sala para estudo e elaboração dos laudos radiográficos e ultrassonográficos, 01 sala para realização de exames radiográficos em pequenos animais, 01 sala para realização de exames ultrassonográficos em pequenos animais, 01 câmara de revelação, 03 armários para armazenar os arquivos de imagem. Material de consumo e substancias disponíveis para os exames. Sob a coordenação do Professor doutor Porfirio de Candanedo Guerra está sendo desenvolvido o projeto intitulado Estudo Radiográfico do fechamento epifisário da extremidade distal do rádio e estabelecimento de valores da densidade mineral do osso acessório do carpo em cavalos baixadeiros por meio da densitometria óptica radiográfica. Uso da ultrassonografia como método complementar na avaliação andrológica de ovinos (Ovis aries) criados na baixada ocidental maranhense, Brasil. Estudo utrassonográfico e parasitológico das articulações de cães naturalmente infectados por Leishmaniose visceral.

Última Atualização: Seg, 24 de Abril de 2017 12:49