Laboratório de Físico-Química de Alimentos e Água PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Abril de 2017 13:05

LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA DE ALIMENTOS E ÁGUA

O Laboratório de Físico-Química de Alimentos e Água do Curso de Medicina Veterinária da UEMA realiza análises qualitativas e quantitativas para identificação dos principais compostos químicos presentes nas amostras, indicando possíveis fontes de contaminação. Os resultados são úteis, uma vez que, tendo certeza das características físico-químicas da água, é possível propor com maior exatidão o tratamento correto e corrigir com eficácia os parâmetros alterados, permitindo a sua utilização como água potável, ou condená-la para determinado uso evitando o consumo indevido. Os resultados físico-químicos, além de indicarem se existe contaminação presente, permitem identificar as possíveis causas desta poluição. No laboratório, para utilização em ensino, pesquisa e extensão, estão disponíveis: duas geladeiras, uma centrífuga, uma estufa de secagem de vidrarias, uma estufa para secagem de amostras, uma balança, um peagâmetro, uma chapa aquecedora, uma autoclave, um aparelho digestor de proteínas, um forno mufla, uma capela de exaustão, um computador, uma impressora, dois dessecadores, ar condicionado e um fogão duas bocas. As atividades de extensão desenvolvidas contemplam: análises físico-químicas da água (cálcio, magnésio, dureza total, alcalinidade total, cloretos, condutividade, sólidos totais dissolvidos, % NaCl, pH, turbidez, oxigênio dissolvido, ferro, nitrito e nitrato) e preparo de soluções (uso de material tóxico, irritante, corrosivo cancerígeno). No ano de 2016 foram feitas análises físico-químicas de 293 amostras de água. Quanto às atividades de ensino, no laboratório são desenvolvidas aulas práticas das disciplinas: ‘Inspeção e Tecnologia de Leite e Produtos Lácteos’, ‘Inspeção e Tecnologia de Pescados’ e ‘Higiene e Saúde Pública Veterinária, ministradas para os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. Assim, no ano de 2016 se utilizaram da estrutura do laboratório, 174 alunos de graduação. Quanto às atividades de pesquisa, o laboratório serve como apoio para a realização de testes e análises relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água, tendo colaborado em projetos relacionados a cinco bolsas de iniciação científica, três dissertações de mestrado e uma supervisão de bolsa de fixação de doutor, no ano de 2016. Duas bolsistas de apoio técnico e dois estagiários dão suporte a todas as atividades desenvolvidas nos dois laboratórios.

Última Atualização: Ter, 25 de Abril de 2017 13:05