Fazenda escola de São Luís e São Bento PDF Imprimir E-mail
Sex, 05 de Maio de 2017 20:29

FAZENDA ESCOLA DE SÃO LUÍS E SÃO BENTO

No campus São Luís tem um espaço de mata nativa de aproximadamente 10 hectares onde funciona a Fazenda Escola de São Luís, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias e aos Cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Pesca. Neste espaço há pasto que serve aos animais do Núcleo de Ruminantes. A UEMA também possui uma Fazenda Escola na Cidade de São Bento região da Baixada Maranhense e distante de São Luís por aproximadamente 300km. Neste espaço há infraestrutura de alojamentos, Laboratório multidisciplinar, de alimentos, sala de informática com acesso a internet com um conjunto de 20 computadores, além de salas de aula, secretaria. Neste local encontram-se as pequenas unidades pedagógicas de animais (criação de ovinos/caprinos, suínos, peixes e ave caipira) e o Núcleo do Cavalo Baixadeiro com um plantel de aproximadamente 25 animais. Este espaço é bastante utilizado no desenvolvimento dos projetos de pesquisas aprovados pelo Edital FAPEMA - 030/2013-Rede Pesquisa da Baixada Maranhense-REBAX, onde atualmente estão sendo desenvolvidas as seguintes propostas: -Morfofisiologia e Biologia de jurará (Kinosternon scorpioides): Caracterização fenotípica e genotípica de espécie da fauna silvestre maranhense Região da Baixada Maranhense. Coordenadora Profa Dra Alana Lislea de Sousa. – Aproveitamento Integral do Pescado e Formação de Recursos Humanos pra Atuar na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal em Municípios da Baixada Maranhense. Coordenadora ProfaDra Francisca Neide Costa. - Criopreservação de sêmen, dinâmica folicular e caracterização genética do equino baixadeiro. Coordenador Prof. Dr. Ricardo de Macedo Chaves.

Última Atualização: Sex, 05 de Maio de 2017 20:33